Referências bibliográficas para dinâmicas

Selecionamos várias publicações que podem ajudar na criação de vitalizadores

OFICINA DE DINAMICA DE GRUPOS, V.1
Autor: MIRANDA, SIMAO DE
Editora: PAPIRUS

É um manual prático para quem lida com grupos. São trinta exercícios, com espírito lúdico, que têm por objetivo criar oportunidades de um convívio enriquecedor para os participantes. São encontros planejados que possibilitam que as dificuldades nas relações interpessoais sejam percebidas, discutidas, trabalhadas. Sob a forma de workshop, esse livro propõe estreitar os laços entre os envolvidos e trazer mais vigor às relações humanas.

 

120 DINAMICAS DE GRUPO
Autor: MACHADO, JOSE RICARDO MARTINS
Autor: NUNES, MARCUS VINICIUS DA SILVA
Editora: WAK

Este livro busca corroborar com a ideia de que, desde cedo, deve-se ensinar a criança a viver em grupo e que as atividades recreativas podem alargar as experiências dentro do grupo, melhorar o relacionamento humano e aprimorar o espírito comunitário. Esta obra apresenta um repertório de 120 dinâmicas de grupo que procuram enfatizar aspectos como a socialização, o conhecimento compartilhado e a individualidade em prol do coletivo. As dinâmicas estão organizadas em três blocos – as dinâmicas infantis, as dinâmicas de integração e as dinâmicas musicais

 

DINAMICAS DE GRUPO E JOGOS – PSICODRAMA
Autor: SOARES, VILMABEL
Editora: VOZES

Esta obra pretende apresentar práticas pedagógicas e arte terapêuticas, que facilitam o desenvolvimento humano em diferentes aspectos – físico, social, psíquico, emocional, intelectual e afetivo. Essas dinâmicas de grupo podem ser utilizadas como ferramenta de trabalho para coordenadores de grupos como instituição educacional, religiosa, empresarial e 3º setor.

 

DINAMICAS DE GRUPO PARA DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
Autor: SIMIONATO, REGINA BRATFISCH
Editora: PAPIRUS-

A maioria das pessoas parece não ter consciência de sua importância para o bom funcionamento do grupo – seja ele profissional, familiar ou social. Ao mesmo tempo, é muito comum que responsabilizemos outras pessoas, ou o restante do grupo, quando não alcançamos o resultado esperado. Como refletir imparcialmente a respeito dessas questões? Como incrementar a qualidade das relações entre os colaboradores de cada ação conjunta? Muitas vezes, a sensação de fracasso decorre da falta de oportunidade para que as pessoas mergulhem em si mesmas numa busca de talentos internos adormecidos. Aqueles talentos que todos nós possuímos, mas que deixamos de explorar, de aproveitar. A principal proposta desse livro é a de conduzir o leitor nessa busca.

 

DINAMICAS DE GRUPO PARA ADOLESCENTES
Autor: PRIOTTO, ELIS PALMA
Editora: VOZES

Esta obra é destinada aos educadores como ferramenta metodológica para o desenvolvimento de oficinas de orientação a adolescentes. Utilizando atividades educativas de prevenção, ética, cidadania, profissionalização e promoção à saúde, ela traz uma abordagem biopsicossocial e cultural, que valoriza a vida com noções de virtudes e valores. Sua principal meta é oferecer aos educadores atividades em que os agentes do processo ensino-aprendizagem possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar conhecimentos a fim de que haja espaço para as transformações, as diferenças, os erros, as contradições, a colaboração mútua e para a criatividade.

 

DINAMICAS PARA ENCONTROS DE GRUPO
Autor: BERKENBROCK, VOLNEY J.
Editora: VOZES

A intenção inicial da obra é trazer maneiras diferentes de se fazer a apresentação das pessoas no início de um encontro, bem como oferecer ideias de como se fazer uma avaliação ou encerramento. Junto a isto são apresentadas outras dinâmicas para encontros de grupos.

 

MANUAL DE JOGOS, DINAMICAS E ATIVIDADES DE GRUPO
Autor: TALLARICO, LUCIANO
Tradutor: KREUCH, JOAO BATISTA
Editora: VOZES

Esta obra parte do pressuposto que as relações inter-pessoais diretas e os contatos físicos fazem bem e promovem uma forma saudável de socialização e desenvolvimento sócio-afetivo nas crianças, promovendo sua fantasia e criatividade. E, por isso, esta é uma proposta educativa, porque cria situações em que é necessário negociar, trocar ideias, integrar-se, elaborar conflitos e frustrações. Este manual contém, ainda, um guia completo de diversos jogos e atividades, organizados por faixas de idade evolutiva.

 

DINAMICAS DE GRUPO
Autor: MAYER, CANISIO

Idioma: PORTUGUÊS

Editora: PAPIRUS-

Fruto da convivência com muitas pessoas e grupos, esse livro resulta de um trabalho árduo mas prazeroso, inspirado por gestos, olhares, atitudes, compromissos, percepções, sonhos. Reúne uma coletânea de dinâmicas criativas – pedagogicamente apresentadas – para serem vivenciadas por diversos tipos de públicos, como educadores, adolescentes e jovens, comunidades, empresas ou outros. Mediante atividades lúdicas, o autor procura devolver ao ser humano o que ele é por vocação, ou seja, seu protagonismo perante a vida, as decisões, o dia-a-dia. O trabalho sério com dinâmicas pode levar a pessoa a desenvolver sua percepção de si mesmo, do outro e do mundo, potencializando suas habilidades. Entre os temas trabalhados estão questões essenciais para o nosso tempo, tais como – a autoconfiança, a criatividade, a comunicação, o trabalho em equipe e o compromisso com uma nova ética. O livro busca, enfim, ser uma referência que ajude a formar homens e mulheres para um mundo mais digno e bonito para todos.

 

NOVAS DINAMICAS PARA GRUPOS: A APRENDENCIA DO CONVIVER
Autor: MIRANDA, SIMAO DE
Editora: PAPIRUS-

Esse livro propõe reflexões e oferece subsídios para quem lidera grupos na escola, na empresa, na comunidade, na igreja, e para todos que buscam prosseguir no aprendizado da convivência, a fim de ampliar a compreensão dos fenômenos internos a cada grupo e entre grupos, renovando seu repertório de atividades. As vivências propostas estão dispostas em três seções. A primeira reúne atividades com finalidades integradoras, que devem ser a primeira meta do trabalho com grupos novos ou com aqueles em que, embora seus membros já se conheçam, não se tenha conseguido o grau de interação desejado. Na segunda estão vivências voltadas a situações pilares das relações sociais, as quais proporcionam a prática de aptidões indispensáveis à vida em sociedade. Como o aprendizado é um processo contínuo, a terceira seção tem como meta propiciar momentos de leveza. São instantes de confraternização grupal. Momentos oportunos para a avaliação do percurso realizado, com a finalidade de eventual correção de rumos para o futuro.

100 COISAS MARAVILHOSAS PARA MANTER AS CRIANÇAS OCUPADAS
Autor: SCHILLER, PAM
Autor: ROSSANO, JOAN
Editora: PAULUS EDITORA

Este livro reúne cem atividades que ajudam as crianças a desenvolverem habilidades básicas como criatividade, coordenação ou sociabilidade, enquanto se divertem. Apresenta ideias para serem realizadas dentro ou fora de casa, incluindo jogos, projetos e aventuras que fazem com que adultos e crianças planejem, investiguem, brinquem e dividam um mundo novo cheio de novas experiências.

OFICINA DE DINAMICA DE GRUPOS, V.3
Autor: MIRANDA, SIMAO DE
Editora: PAPIRUS

Este volume tem por objetivo trabalhar situações pilares das interações sociais. Em 30 dinâmicas são abordados temas como – percepção e julgamento do outro, trabalho em equipe, socialização, autoestima, tomada de decisões, relações de poder, liderança, negociação, altruísmo, postura ética, além dos binômios crítica e autocrítica, cooperação e competição, confiança e desconfiança, entre outros. Convenientemente exploradas, tais dinâmicas promovem o equilíbrio e a qualidade das relações, contribuem para minimizar as dificuldades que enfraquecem as interações interpessoais e estimulam o desenvolvimento grupal, a harmonia e a produtividade. Livro indicado para professores, orientadores e gestores educacionais, psicólogos, psicopedagogos, administradores, chefes de setores, responsáveis por RH, líderes de grupos de comunidades entre outros.

 

DINAMICAS DE RECREAÇAO E JOGOS
Autor: FRITZEN, SILVINO JOSE
Editora: VOZES

Este livrinho apresenta uma grande variedade de dinâmicas de recreação e jogos, consideradas úteis à integração pessoal e grupal. Tais jogos preocupam-se em desenvolver nos jovens, especialmente, a socialização, a comunicação, a coordenação e os reflexos, entre outros.

 

BRINCADEIRAS E DINAMICAS PARA GRUPOS
Autor: BERKENBROCK, VOLNEY J.
Editora: VOZES

O livro reúne mais de 30 brincadeiras e dinâmicas de fácil execução para serem usadas por grupos como passatempo, divertimento, teste de agilidade ou criatividade e entrosamento.

DINÂMICAS PARA AULAS DE FILOSOFIA
Autor: PEDRO, WALDIR
Editora: WAK

Este livro busca proporcionar ao leitor uma reflexão, mostrando fundamentos presentes no cotidiano, como a liberdade de fazer escolhas, o posicionamento de dizer ‘sim’ ou ‘não’, a diferenciação entre o bem e o mal, entre outros. Além disso, busca atender ao desenvolvimento de competências e habilidades na relação entre homem, mundo, escola e trabalho.

 

DINÂMICAS, GINCANAS E JOGOS
Coleção: ENCANTO JOVEM
Autor: MEIRELES, MARIO
Editora: PAULINAS EDITORA

Jogos e brincadeiras em geral são atividades que devem ter, como primeira finalidade, a diversão. Podem ser usados para descontrair e promover a integração entre as pessoas. Como consequência, desenvolvem a criatividade, despertam o indivíduo para a importância da partilha, da convivência e da tolerância. Nesta obra, as propostas não têm caráter eliminatório e não visam determinar quem é o melhor no grupo. Ao contrário, a intenção das atividades apresentadas no livro é incentivar a participação de todos e fortalecer a união.

 

JOGOS DE CINTURA
Coleção: DINAMICA DE GRUPO
Autor: DAYRELL, JUAREZ
Autor: MACRUZ, FERNANDA DE M. S.
Autor: FAZZI, JOSE LUIZ
Autor: INACIO, RODOLFO A. CASCAO
Editora: VOZES

O livro nasceu da experiência educativa e grupal de que o lúdico, o festivo faz parte de um encontro que se quer muito eficaz. Oferece dinâmicas de entrosamento, práticas artísticas dinâmicas, exercícios de expressão corporal e grupal e, por último, motiva o teatro de bonecos, fabricação e manipulação. Indicado a pedagogos, jovens, catequistas.

 

AUTODESCOBERTA DIVERTIDA
Coleção: DINAMICA DE GRUPOS
Autor: PLATTS, DAVID EARL
Editora: TRIOM

Este livro traz uma abordagem da Findhorn Foundation para desenvolver a confiança nos grupos. O autor nos orienta na preparação de sessões e fornece instruções completas para 67 exercícios e jogos cooperativos.

 

DINAMICAS, BRINCADEIRAS E JOGOS EDUCATIVOS
Autor: RAMOS, JOSE RICARDO DA SILVA
Editora: LAMPARINA

Compreender o universo infantil não é tarefa fácil para os educadores, sobretudo no que diz respeito a linguagem, brincadeiras, diálogos e capacidade de criação. No mundo globalizado, as crianças sofrem grande interferência dos meios de comunicação de massa pelo acúmulo de motor. Isso faz com que se distanciem do legado cultural de experiências, brincadeiras, cantigas, narrativas e histórias infantis que fizeram parte do contexto de diversos períodos sociais. Este livro propõe o trabalho da educação com dinâmicas e jogos na vivência escolar da escolar da criança e tem como função resgatar e reconstituir alguns desses valores, reconstruindo-os pragmaticamente pelas crianças dos tempos atuais.

 

VITALIZADORES
Autor: MILITAO, ROSE
Editora: QUALITYMARK

Albigenor e Rose Militão selecionaram 103 opções de vitalizadores – uma espécie de dinâmica de grupo rápida, objetiva e eficaz para aquecer e descontrair um grupo – e organizaram esta obra. As dinâmicas foram organizadas, de acordo com suas características, em seis grupos temáticos. A utilização desses vitalizadores é ideal quando o facilitador quer quebrar o gelo, animar, congraçar, entrosar, ativar a memória, estimular o raciocínio, melhorar a auto-estima, exercitar a percepção, desenvolver a agilidade, combater a timidez, trabalhar a rejeição, vencer desafios e despertar para o trabalho em equipe.

 

PEDAGOGIA LÚDICA – ATIVIDADES PRÁTICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO E SENSIBILIZAÇÕES
Autor: TANIA DIAS QUEIROZ
Editora – RIDDEL

Desenvolver valores morais com brincadeiras e dinâmicas é incentivar o educando a enxergar dentro de si diversas capacidades intelectuais e limites no cotidiano escolar e extra-escolar. Assim é apresentada essa importante obra, referência a todos os educadores.

 

100 DINÂMICAS PARA APRENDER BRINCANDO
Editora: SOCEP
Autor: ALEXA GUERRA CASTANHEIRA E AGUINALDO CASTANHEIRA

O uso de dinâmicas tem a capacidade de despertar nossos sentidos e de mexer com nossas emoções de uma forma marcante. Esta obra é destinada a todos aqueles que veem no ensino a grande oportunidade para mudanças, confrontos e crescimento. É um manual prático, ao qual o educador pode recorrer a fim de obter inspiração e modelos para seu trabalho. As transformações históricas, culturais e sociais, exigem, do mestre, esforço para se manter atualizado e eficiente como um bom comunicador. Que este material sirva de inspiração no preparo de reuniões e aulas dinâmicas e envolventes. Que os encontros sejam libertadores promova qualidade de vida e desenvolvam valores importantes para boa convivência.

 

MANUAL DE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO DE LUDOPEDAGOGIA
Autor: CELSO ANTUNES
Editora:  VOZES

Um livro de dinâmicas de grupo para professores que estão interessados em trabalhar de uma maneira lúdica no ambiente de sala de aula para se adaptarem as necessidades educacionais de um mundo globalizado. Celso Antunes é educador e autor de dezenas de livros que auxiliam professores no processo da aprendizagem, nessa difícil relação de transmitir o conhecimento de maneira lúdica.